Prece de Alzira, personagem do Livro "Acão e reacão",
Chico Xavier/André Luiz, em favor do marido Antonio Olímpio.


“Mãe Santíssima!
“Anjo tutelar dos náufragos da Terra, compadece-te de nós e
estende-nos tuas mãos doces e puras!...
“Reconheço, Senhora, que ninguém te dirige, debalde, a palavra
de aflição e de dor...
“Sabemos que o teu coração compassivo é luz para os que se
tresmalham nas sombras do crime, e amor para todos os que
mergulham nos abismos do ódio...
“Perdoaste aos que te aniquilaram o Filho Divino nos tormentos
da cruz e, além da paciência com que lhes suportaste os insultos,
vieste ainda do Céu, ofertando-lhes braços protetores!
“Mãe Bondosa, tu que ergues os caídos de tantas gerações
terrenas e que saras, piedosamente, as feridas de quantos se petrificaram
na crueldade, lança caridoso olhar sobre nós, meu esposo
e eu, jungidos às conseqüências de duplo homicídio que nos fazem
sangrar os corações. Eu e ele estamos enovelados nas teias de
nosso delito. Embora estivesse ele sem mim, nas águas fatídicas,
enquanto nossos irmãos experimentavam a asfixia mortal, sou-lhe
partícipe das responsabilidades e identifico-me associada ao
crime, também eu...
“Meu esposo, Mãe do Céu, devia ter o coração envolvido em
pesada nuvem, quando se desvairou na estranha deliberação que
nos chagou as consciências...
“Para os outros poderá ele ser tido como um impenitente que
se apropriou de recursos alheios, infligindo a morte aos próprios
irmãos, menos para meu filho e para mim, que lhe recebemos os
maiores testemunhos de amor... Para outros, será réu, diante da
Lei... Para nós, porém, é o companheiro e o amigo fiel... Para os
outros, parecerá um egoísta sem direito à remissão, mas, para nós,
é o benfeitor que nos assistiu na Terra, com imensurável ternura...
“Como não ser egoísta e criminosa também eu, Mãe Querida,
se lhe usufruí os bens e me alimentei do carinho de seu coração?
como não ser igualmente responsável na culpa, se toda a culpa
dele se prendia ao propósito, embora louco, de assegurar-me
superioridade em minha condição de mulher e de mãe?!...
“Advoga-nos a causa, Mediadora Celeste!
“Faze-nos voltar, juntos, à carne em que delinqüimos, para
que possamos expiar nossos erros!...
“Concede-me a graça de segui-lo. como servidora contente e
agradecida, religada a quem devo tanta felicidade!...
“Reúne-nos novamente no mundo e auxilia-nos a devolver
com lealdade e valor aquilo que roubamos.
“Não permitas, Anjo Divino, que venhamos a sonhar com o
Céu, antes de resgatar nossas contas na Terra, e ajuda-nos a aceitar,
dignamente, a dor que reedifica e salva!...
“Mãe, atende-nos!
“Estrela de nossa vida, arranca-nos da escuridão do vale da
morte!...”

Comentários